Wednesday, April 21, 2010
Frutose e Agave Nectar
Confesso para vocês que esses estudos que fiz sobre o açúcar me surpreenderam. Hoje, quero escrever algo que pode deixar alguns chocados, como eu fiquei. Antes de continuar quero pedir desculpa a todos por ter indicado um adoçante chamado AGAVE NECTAR. Nestas ultimas semanas de estudo sobre o açúcar, minha idéia mudou, vou explicar o porque.
Após entrar na dieta vegan, irracionalmente, cortei também o mel, por ser derivado de abelhas. Procurei algo para substituí-lo e encontrei o agave nectar, no qual muitos “naturalistas” recomendam por ser cru e baixo em Glicemia(IG-Indice Glicêmico), ou seja, esse açúcar entra lentamente na corrente sanguínea, então, o pâncreas libera baixa quantidade de insulina para equilibrar o nível de açúcar no sangue, isso aparenta ser saudável porque quanto menos insulina nosso organismo produzir melhor é. Até aqui pensava estar usando um produto saudável e que estaria me fazendo bem, fazia, diariamente, o meu prato de banana com aveia e enchia de Agave Nectar, achando que estava comendo a uma coisa saudável, mas será mesmo? Querem saber o que eu acabei descobrindo? Espero que essas informações sejam úteis para você.
Vamos falar sobre o Agave. Agave é uma planta suculenta, parecido com um cactus, criado em grande parte no México e em baixa quantidade nos Estados Unidos. O Agave Nectar (também chamado Agave Syrup) é produzido no México e vem de algumas espécies de Agave, sendo a principal dela a “Blue Agave”, que é a mesma utilizada para se fazer a Tequila, famosa bebida alcoólica. Mas Agave Nectar faz bem para nós? Minha resposta é NÃO, baseado na minha pesquisa e aqui estão alguns resultados:
1- Agave Nectar não é um alimento “Integral” (no qual baseio minha dieta). É processado para se ter a concentração de açucar, nesse processo a maioria dos nutrientes encontrado no Agave são perdidos e se torna uma substância fraca em nutrientes
2- Agave Nectar é originalmente usado para fazer Tequila, quando o Agave Nectar fermenta no nosso estômago ele literalmente se transforma em Tequila.
3- Em uma das minhas pesquisas, encontrei um site de outro pesquisador que entrou em contato com algumas das grandes empresas que produzem o Agave Nectar e a grande maioria também produz a Tequila, alguns funcionários dessas empresas afirmaram que antes de importarem o Agave Nectar eles misturam com o Corn Syrup (substância barata e extremamente prejudicial a saúde). Talvez não seja um forte argumento, mas eu levei em consideração.
4- O Agave Nectar é comercializado como "baixo índice glicêmico" e recomendado para diabéticos. É verdade, que o Agave em si é baixo índice glicêmico, como vimos anteriormente. Mas temos que considerar o porquê do Agave Nectar ter "Índice glicêmico baixo”. É devido à grande concentração anormal de frutose (90%) em comparação com a pequena quantidade de glicose (10%). Em nenhum lugar da natureza se encontra tão grande diferença entre frutose e glicose, isso não é natural. Um dos alimentos mais próximo que contêm quase essa concentração de glicose para a frutose é o Corn Syrup (xarope de milho) que é usado na fabricação de refrigerantes, que contém apenas 55% de frutose. Mesmo que a frutose é baixa no índice glicêmico existem vários problemas associados ao consumo de frutose em concentrações tão altas como as encontrados no Agave Necar(90% Frutose) ou no Corn Syrup(55% Frutose):
a- Estudos indicam que a Frutose interfere no metabolismo do cobre. Isso faz com que o colágeno e a elastina sejam incapazes de serem formados. Eles são os grandes reponsáveis pela elasticidade e resistência dos músculos. (Klevay, Leslie, Acting Director of the U.S. Agriculture Department’s Human Nutrition Research Center, Grand Forks, N.D.)
b- Uma outra pesquisas sugere que a frutose realmente promove a doença mais rapidamente do que a glicose. Isso ocorre porque a glicose é metabolizada por cada célula do corpo, e frutose deve ser metabolizado pelo fígado. Testes em animais mostram que o fígado de animais alimentados com grandes quantidades de frutose desenvolveram gordura e cirrose hepática no fígado. Isso é semelhante ao fígado de alcoólatras.( American Journal of Clinical Nutrition, November 2002 Vol. 76, No. 5, 911-922.)
c- A frutose isolada não contém enzimas, vitaminas ou minerais e pode roubar do corpo estes nutrientes. (Appleton, Nancy Ph.D., Fructose is No Answer For a Sweetener)
d- Frutose podem piorar as condições do diabético. Ela reduz a sensibilidade dos receptores de insulina. Receptores de insulina são a forma de que a glicose entra numa célula para ser metabolizada. Como resultado, o organismo necessita produzir mais insulina para receber a mesma quantidade de glucose (H. Hallfrisch, et al.,The Effects of Fructose on Blood Lipid Levels, American Journal of Clinical Nutrition, 37: 5, 1983, 740-748.)
e- Se tem demonstrado que o consumo de frutose causa um aumento significativo do ácido úrico. Um aumento do ácido úrico pode ser um indicador de uma doênça do coração.( J. MacDonald, Anne Keyser, and Deborah Pacy, Some Effects, in Man, of Varying the Load of Glucose, Sucrose, Fructose, or Sorbitol on Various Metabolites in Blood,American Journal of Clinical Nutrition 31 (August 1978)): 1305-1311.)
f- O consumo de frutose leva a perdas de minerais, especialmente de ferro, magnésio, cálcio e zinco. (A. E. Bergstra, A. G. Lemmens, and A. C. Beynens, Dietary Fructose vs. Glucose Stimulates Nephrocalcinogenesis in Female Rats, Journal of Nutrition 123, no. 7 (July 1993): 1320-1327.)
g- A frutose pode causar envelhecimento precoce. Os cientistas descobriram, através de experiências com ratos, que os ratos que foram alimentados com frutose tiveram mais mudanças no colágeno da pele do que o grupo alimentado com glicose. (Roger B. Mc Donald, Influence of Dietary Sucrose on Biological Aging, American Journal of Clinical Nutrition 62 (suppl), (1995): 284s-293s.)
h- A frutose pode engordar! É metabolizado pelo fígado e se converte em gordura mais facilmente que qualquer outro açúcar. A frutose também aumenta níveis de trigliceridios (gorduras no sangue) significativamente. (H. Hallfrisch, et al.,The Effects of Fructose on Blood Lipid Levels, American Journal of Clinical Nutrition, 37: 5, 1983, 740-748.)
5- O Agave Nectar foi considerado viciante, ou seja, você pode chegar ao ponto de usá-lo ao excesso (experiência própria)
Conclusão
Se queremos realmente aplicar em nossa vida o texto bíblico que diz: “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.” I Corintios 6:19 e 20, temos que deixar o açúcar de lado. Hoje, falei em grande parte sobre o Agave Nectar, mas no contexto entendemos que qualquer tipo de Frutose concentrada é prejudicial. O nosso corpo é uma máquina que precisa estar em harmonia com as leis naturais que Deus nos deu, aplicando isso na nossa vida devemos deixar os alimentos anti-naturais, é esse o objetivo do meu blog, ajudar, passo por passo, a todos terem uma vida mais saudável e como resultado disso uma vida espiritual mais saudável também.
NA PRÁTICA!
Sempre que ir ao mercado olhe os ingredientes dos sucos, refrigerantes, bolachas, tortas, ketchup, enfim, todos os produtos, hehe, verá qua a grande maioria contém algum tipo de açucar processado. Mais uma vez afirmo que devemos parar de usar esses tipos de produtos diariamente, ir eliminando-os até não sentirmos mais falta desses produtos.
Agradeço o pessoal que tem acompanhado o Blog, sei que estou em falta com o Blog e demoro para atualizar, dessa vez demorou 2 semanas e meia, mas prometo tomar mais tempo para ele e ter pelo menos uma atualização por semana.
No próximo post vou falar do adoçante que a Bíblia fala que é medicina para o corpo. Qual será que é? Aguarde....
Sunday, April 4, 2010
Sou viciado em açúcar?
Vício, normalmente, inclui 3 passos. Primeiro, a pessoa aumenta o uso da substância. Depois, a pessoa sofre com algum sintoma, provocado pelo corpo humano, quando ela para de usar a substância, ou não a usa por um longo período de tempo. E por fim, o vício é comprovado quando a pessoa volta a usar a substância.
Viciados ou não, todos temos que avaliar a quantidade de açucar que ingerimos. A cada dia que passa, mais pesquisas comprovam o malefício do açúcar. Não só nutricionistas fazem as pesquisas, mas dentistas, médicos, químicos e até desportistas. Mas será que o açúcar é realmente um “vilão”?
“É melhor deixar em paz os doces. Deixai em paz aquelas sobremesas doces que são colocadas sobre a mesa. Não necessitais delas. Precisais de uma mente clara para pensar segundo a vontade de Deus.” Conselhos Sobre o Regieme Alimentar Pag. 328
Vícios normalmente trabalham no corpo humano da mesma maneira, não importa a substância. Por exemplo, drogas, álcool, cafeína e açúcar, todos causam dependência no cérebro pela substância, porque sem eles, o nível de serotonina no cérebro abaixa. A serotonina é um neurotransmissor, isto é, uma molécula envolvida na comunicação entre as células do cérebro (neurônios). Esta comunicação é fundamental para a percepção e avaliação do meio que rodeia o ser humano, e para a capacidade de resposta aos estímulos ambientais. Apesar de serem poucos os neurônios no nosso cérebro com capacidade para produzir e libertar serotonina, existe um grande número de células que detectam esse neurotransmissor. Desse modo, a serotonina desempenha um importante papel no funcionamento do nosso sistema nervoso e existem numerosas patologias relacionadas com alterações na atividade desse neurotransmissor. Substâncias viciosas, como o açúcar, aumentam o nível da serotonina por um curto período de tempo. Depois disso, o nível de serotonina abaixa drasticamente- na maioria das vezes muito abaixo do nível anterior ao ingerir a substância-deixando o usuário se sentindo “acabado”, cansado. Esse processo todo de aumentar e baixar o nível de serotonina faz as pessoas se sentirem, tristes, para baixo e depressivas.
“Açúcar não é bom para o estômago. Causa fermentação, e isto obscurece o cérebro e ocasiona mau humor.... O açúcar abarrota o organismo. Entrava o trabalho da máquina viva.” Conselhos Sobre o Regieme Alimentar Pag. 327
Depois disso, o cérebro sente o baixo nível de serotonina e manda a mensagem “me alimente” para o sistema nervoso que quer mais dessa substância que fez o nível de serotonina subir, a substância viciosa. O viciado, então, ingere mais da substância, causando grande dano para o sitema endócrino, no qual inclui hormônios e neurotransmissores. Hormônios são responsáveis pelo funcionamento de órgãos e tecidos do corpo humano. Eles são distribuídos para os órgãos e tecidos, quando abusamos do açúcar, alguns hormônios são distribuidos mais devagar e outros mais rápidos. Então, o corpo fica confuso. Infelizmente, chega ao ponto aonde ingerir mais drogas, álcool, cafeína e açucar é uma “auto-medicação” do viciado para se sentir bem novamente.
Uma pesquisa feita no começo do ano 2001 pela Dr. Nicole Avena, pesquisadora da Princeton University, relatou que o vício ao açúcar é mais forte do que a cocaína. Ela viciou ratos por açúcar e cocaína, para a surpresa dela, quando os ratos foram colocados para escolher entre água com açúcar ou cacaína, 94% escolheram a água com açúcar.
“Especialmente nocivos são os cremes e pudins em que leite, ovos e açúcar são os principais elementos. Deve-se evitar o uso abundante de leite e açúcar juntos.” A Ciência do Bom Viver, pág. 302.
Mas será que sou viciado em açucar? Pense nisso: Você bebe uma, duas ou três latinhas de refrigerante por dia? Como você adoça o seu leite, suco ou outra bebida? Você usa açucar? E o doughnut pela manhã? Após a refeição salgada você precisa de alguma coisa doce? Os “snacks” qua você consome tem açúcar? Se você consome um ou mais desses items, tem uma grande chance de você ser viciado e ainda não se apercebeu disso.
“É melhor deixar de lado as coisas doces. Deixem em paz os pratos de sobremesas doces colocados à mesa. Os irmãos, deles não necessitam. Precisam de mente clara para pensar segundo a direção de Deus. Cumpre-nos agora seguir os princípios da reforma de saúde.” Conselhos Sobre o Regime Alimentar Pag.335
22 grandes razões para você eliminar o açúcar de sua dieta.
-O açúcar desregula o sistema imunológico.
- O açúcar destrói os mineiras e atrapalha sua comunicação com o corpo humano.
- O açúcar causa ansiedade e falta de concentração.
- O açúcar causa obesidade
- O açúcar pode levar ao alcoolismo.
- O açúcar pode causar artrite
- O açúcar causa problemas no coração
- O açúcar causa osteoporose.
- O açúcar causa alergias
- O açúcar contribui para diabetes
- O açúcar pode causar cataratas e miopía
- O açúcar causa dor de cabeça.
- O açúcar pode causar câncer em vários órgãos.
- O açúcar causa depressão
- O açúcar reduz a capacidade de apredizado
- O açúcar é intoxicante e causa fermentação, similar ao álcool
- O açúcar abaixa a estabilidade emocional
- O açúcar faz você querer comer mais do que o necessário
- O açúcar causa perda de memória
- O açúcar é um grande responsável por acnes
- O açúcar causa fatiga e nervosismo
- O açúcar causa inflamações
- O açúcar destrói os mineiras e atrapalha sua comunicação com o corpo humano.
- O açúcar causa ansiedade e falta de concentração.
- O açúcar causa obesidade
- O açúcar pode levar ao alcoolismo.
- O açúcar pode causar artrite
- O açúcar causa problemas no coração
- O açúcar causa osteoporose.
- O açúcar causa alergias
- O açúcar contribui para diabetes
- O açúcar pode causar cataratas e miopía
- O açúcar causa dor de cabeça.
- O açúcar pode causar câncer em vários órgãos.
- O açúcar causa depressão
- O açúcar reduz a capacidade de apredizado
- O açúcar é intoxicante e causa fermentação, similar ao álcool
- O açúcar abaixa a estabilidade emocional
- O açúcar faz você querer comer mais do que o necessário
- O açúcar causa perda de memória
- O açúcar é um grande responsável por acnes
- O açúcar causa fatiga e nervosismo
- O açúcar causa inflamações
“O livre uso de açúcar em qualquer forma tende a obstruir o organismo, e não raro é causa de doença.” Conselhos Sobre o Regime Alimentar Pag.197
Hoje você aprendeu o grande mal que o açúcar causa no nosso organismo. Depois de toda essa informação, como podemos continuar usando açúcar? Será que agradamos o nosso Deus criador, que fez o nosso corpo perfeito, quando ingerimos regularmente substâncias como essa? Eu particularmente acredito que a eliminação do açucar da nossa dieta é mais importante que a eliminação de carne e derivados, não que a eliminação de carnes e derivados seja de pouca importância, mas pelo mal que o açúcar faz, pelos meus estudos, são mais danosos ao nosso organismo do que a carne e derivados. E segundo Ellen G. White tembém.
“Tudo quanto embaraça o ativo funcionamento do maquinismo vivo, afeta diretamente o cérebro. E segundo a luz que me foi dada, o açúcar, quando usado abundantemente, é mais prejudicial do que a carne.” Testimonies, vol. 2, págs. 368-370.
O mais interessante de tudo é que estes textos em itálico, entre os parágrafos, foram escritos a mais de cem anos atrás e hoje em dia a medicina e as pesquisas mostram o malefício do açúcar sobre o organismo. Não tem como duvidar que foi uma revelação vinda de Deus.
No próximo post, vou falar sobre os tipos de açúcar e a diferença entre Glucose, Sucrose e Frutose.
Essa matéra foi baseada no livro “Suicide by Sugar- Nancy Appleton, Phd”
NA PRÁTICA!
Uma latinha de refrigerante contém 8 colheres de chá de açúcar(o pior e mais barato), que tal eliminarmos o refrigerante do nosso cardápio?
Clique na figura para aumentar.