Sunday, May 9, 2010

O Presente do Mel


Tenho que confessar que tenho me maravilhado com o estudo que tenho feito sobre açúcares e ainda mais quando resolvi estudar sobre o Mel. Como já disse no outro post, abandonei o mel por ser de origem animal e comecei a usar o agave nectar, hoje graças a Deus, através do estudo de sua palavra e tocado pelo seu Espírito mudei o meu “adoçante” novamente e voltei para o mel.

Mas o que a bíblia nos fala sobre o mel? A versão Almeida Revista e atualizada tem 64 citações sobre o mel. Ao ler essas passagens fica claro que o mel sempre foi usado como alimento e é um adoçante criado por Deus. Em uma das profecias de Isaías sobre o Messias fica claro que foi ordem divina que Jesus comece mel Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel. Ele comerá manteiga e mel quando souber desprezar o mal e escolher o bem.” (Isaías 7:14 e 15) Em outro verso, Jesus já ressucitado, comel mel : Então, lhe apresentaram um pedaço de peixe assado e um favo de mel. E Ele(Jesus) comeu na presença deles.”(Lucas 24:42) Outro personagem muito importante que teve uma alimentação restrita foi João Batista: Usava João vestes de pêlos de camelo e um cinto de couro; a sua alimentação eram gafanhotos e mel silvestre.” (Mateus 3:4) Esses dois versos já deixam claro para mim que o mel foi criado para ser o adoçante que deve ser usado pelo povo de Deus, se Jesus e João Batista comeram, com certeza é muito bom para mim também.

Outro ponto importante pare se considerar é que todos os versos da bíblia que falam sobre mel falam positivamente sobre ele e nos deixam até quantidade que podemos comer. E acredito profundamente ao estudar sobre o mel que Deus quer que o comamos: “Filho meu, saboreia o mel, porque é saudável, e o favo, porque é doce ao teu paladar.” (Proverbios 24:13)

Vários estudos indicam a diferença entre o mel e qualquer outro adoçante. Pesquisadores encontraram 165 ingredientes no mel que praticamente nenhum deles foi encontrado em qualquer outro adoçante, eles não foram capazes, ainda, de verificar o benefício de todos os ingredientes, mas sabemos que o mel contém várias enzimas, minerais, amino ácidos e vitaminas que ajudam na digestão.1 Também, as refências bíblicas que falam que o mel é saudável são difícieis de serem negadas.

Porém, temos que considerar os textos que nos aconselham o quanto devemos comer. O Mel tem uma substância qua causa náusea se for comido em excesso. Acredito que esse ingrediente foi colocado por Deus no mel para prevenir os “choques” qua açucar em excesso pode causar na corrente sanguínea. “Achaste mel? Come apenas o que te basta, para que não te fartes dele e venhas a vomitá-lo.” (Proverbios 25:16) Outro texto que nos avisa que não devemos comer mel em excesso é : “Comer muito mel não é bom; assim, procurar a própria honra não é honra.” (Proverbios 25:27)

O Mel contém 18 amino ácidos, todos ajudam o ser humano. Prolina, é o amino ácido que tem a maior concentração no mel, é o primeiro componente do colágeno. O colágeno é a estrutura principal dos ossos. Agora leia provérbios 16:24 “As palavras suaves são favos de mel, doces para a alma, e saúde para os ossos.” (Proverbios 16:24-ARC) Será que Salomão era Bioquímico? Cientista? Como naquele tempo ele já sabia que o mel fazia bem para os ossos? Não tem outra resposta a não ser por inspiração divina.

A conclusão que podemos chegar é que o mel foi criado por Deus, mel é muito mais do que açúcar. Na verdade mel e açúcar são substâncias totalmente diferentes, apesar de não parecer. O mel é formado por 165 ingredientes, sendo que 70 deles são substâncias biologicamente ativas que curam e nutrem. Já o açucar não tem nenhuma substância nutritiva.

1.Medical Training Institute of America, Basic Care Bulletim, no.4, pp.16-18

NA PRÁTICA!
Mas como escolher um bom mel? O melhor mel é aquele que você pode conhecer a sua origem, talvez um apiário perto da sua cidade, um mel local. Outro fator importante é que o mel seja Cru para que as subtâncias de ação anti-séptica e antibiótica sejam ativas. O mel, com o tempo DEVE cristalizar, se não cristalizar é porque foi fervido a alta temperatura para extrair maior quantidade do favo, nesse caso o mel perde grande parte de seus nutrientes. Resumindo:  Mel local, Cru e deve cristalizar.




No próximo post vou entrar na minha parte preferida, Exercício Físico, e prepara-se! Vou mostrar, pelo Espírito de Profecia, que o povo Remanescente precisa mexer os ossos, músculos e colocar o coração pra funcionar!!!

2 comments:

Anonymous said...

mto legal, adoro mel! vou continuar usando porém sem excesso.
beijos Erika

Unknown said...

Gostei muito das explicações sobre o mel, o que me ajudou bastante para um estudo biblico que estou preparando sobre valor da Palavra de Deus comparado ao uso do mel.

Post a Comment