Thursday, March 18, 2010

Nutrição pós-dilúvio

Após o Dilúvio, devido a vegetação destruída, uma dieta a base de plantas não era possível para Noé e sua família. Para prover uma alimentação consistente, Deus permitiu o alimento cárneo. Porém, Deus deu restrições para isso, chamando os animais que poderiam ser comidos como animais “Limpos”. (ver Levíticos 11 e Deuteronomio 14:3-21. Claro, que ao invés dos animais limpos irem em pares,  foram em porções de sete.


Apesar de Deus ter permitido alimento cárneo, ele alertou o homem a não comer carne com sangue (Genesis 9:4, Levítico 3:17, I Samuel 14:32-34). De fato, algumas tribos da África, como os Maasai, consomem grande quantidade de Carne e bebem sangue de animais mortos, eles tem a pior expectativa de vida, homens 42 anos, mulheres 45 anos. Raramente alguem da tribo de Maasai vive além dos 60 anos de vida. (http://www.diseaseproof.com/archives/diet-myths-do-primitive-peoples-really-live-longer.html)


Mesmo pensando que era necessário para a sobrevivência, aparentemente, a alimentação cárnea diminuiu o tempo de vida do ser Humano. Antes do dilúvio a média de vida era 900 anos. Depois do dilúvio nós encontramos na bíblia que o filho de Noé viveu apenas 600 anos. Somente 9 gerações depois, vimos que Abraão viveu apenas 175 anos e Jacó seu neto com apenas 147 anos.

Clique para visualizar o gráfico.

Noé, 950 anos, Sem  500 anos, Arfarxade 403 anos, Salá 403 anos, Heber 430 anos, Pelegue 209 anos, Reú 207 anos, Serugue 200 anos, Naor 119 anos, Tera 205 anos, Abraão 175 anos, Isaque 180 anos, Jacó 147 anos (Genesis  11, 25:7, 35:28, 47:28)

Hoje, a média de vida é apenas uma fração do que era antes do dilúvio. Mas se uma dieta com carne afetou a longevidade do ser humano, poderia a dieta original dada por Deus prolongar os nossos anos de vida? Eu acredito que sim! E você?


Acredito que uma dieta Vegan (sem ovos, leite, queijo  e outros derivados), bem planejada, é a melhor opção para viver saudável, Deus diz isso desde o princípio e hoje em dia até a ciência esta provando isso.
Mais para frente, voltaremos a comentar o assunto da carne.
No próximo post entraremos em um campo mais espiritual, entenderemos como o Espírito Santo fala conosco e por onde “escutamos” a sua voz.



NA PRÁTICA!




5 comments:

Ellen said...
This comment has been removed by the author.
Ellen said...

Olha o que eu achei no google sobre o nome Buckwheat, esta como:
Trigo Sarraceno(Mourisco ou Cacha)
Nao tenho certeza, mais se puder pesquisar com esse nome vendo também em imagens.

valeu Jonatao, bjo

Kátia Hille said...

Mano, parabéns pelo blog, estou acompanhando e gostando muito. Já comprei várias coisas pra fazer os smoothies. Algumas coisas eu tive dificuldade de achar aqui no Brasil, como a proteína e óleo de Hemp, só tem pela internet, importado do Canadá, então o preço fica inviável. Pensei em substituir por óleo de canola ou azeite de oliva, o que acha?

Kátia said...

Mais uma coisa, não estou encontrando a proteína de arroz, a única que tem aqui nas lojas, que não é de origem animal, é a proteína da soja, o que vc acha?

Bianca valentim said...

Muito bom o video!
Me deu vontade de comer salada.

Post a Comment