Wednesday, April 21, 2010

Frutose e Agave Nectar


Confesso para vocês que esses estudos que fiz sobre o açúcar me surpreenderam. Hoje, quero escrever algo que pode deixar alguns chocados, como eu fiquei. Antes de continuar quero pedir desculpa a todos por ter indicado um adoçante chamado AGAVE NECTAR. Nestas ultimas semanas de estudo sobre o açúcar, minha idéia mudou, vou explicar o porque.

Após entrar na dieta vegan, irracionalmente, cortei também o mel, por ser derivado de abelhas. Procurei algo para substituí-lo e encontrei o agave nectar, no qual muitos “naturalistas” recomendam por ser cru e baixo em Glicemia(IG-Indice Glicêmico), ou seja, esse açúcar entra lentamente na corrente sanguínea, então, o pâncreas libera baixa quantidade de insulina para equilibrar o nível de açúcar no sangue, isso aparenta ser saudável porque quanto menos insulina nosso organismo produzir melhor é. Até aqui pensava estar usando um produto saudável e que estaria me fazendo bem, fazia, diariamente, o meu prato de banana com aveia e enchia de Agave Nectar, achando que estava comendo a uma coisa saudável, mas será mesmo? Querem saber o que eu acabei descobrindo? Espero que essas informações sejam úteis para você.

Vamos falar sobre o Agave. Agave é uma planta suculenta, parecido com um cactus, criado em grande parte no México e em baixa quantidade nos Estados Unidos. O Agave Nectar (também chamado Agave Syrup) é produzido no México e vem de algumas espécies de Agave, sendo a principal dela a “Blue Agave”, que é a mesma utilizada para se fazer a Tequila, famosa bebida alcoólica. Mas Agave Nectar faz bem para nós? Minha resposta é NÃO, baseado na minha pesquisa e aqui estão alguns resultados:

1- Agave Nectar não é um alimento “Integral” (no qual baseio minha dieta). É processado para se ter a concentração de açucar, nesse processo a maioria dos nutrientes encontrado no Agave são perdidos e se torna uma substância fraca em nutrientes

2- Agave Nectar é originalmente usado para fazer Tequila, quando o Agave Nectar fermenta no nosso estômago ele literalmente se transforma em Tequila.

3- Em uma das minhas pesquisas, encontrei um site de outro pesquisador que entrou em contato com algumas das grandes empresas que produzem o Agave Nectar e a grande maioria também produz a Tequila, alguns funcionários dessas empresas afirmaram que antes de importarem o Agave Nectar eles misturam com o Corn Syrup (substância barata e extremamente prejudicial a saúde). Talvez não seja um forte argumento, mas eu levei em consideração.

4- O Agave Nectar é comercializado como "baixo índice glicêmico" e recomendado para diabéticos. É verdade, que o Agave em si é baixo índice glicêmico, como vimos anteriormente. Mas temos que considerar o porquê do Agave Nectar ter "Índice glicêmico baixo”. É devido à grande concentração anormal de frutose (90%) em comparação com a pequena quantidade de glicose (10%). Em nenhum lugar da natureza se encontra tão grande diferença entre frutose e glicose, isso não é natural. Um dos alimentos mais próximo que contêm quase essa concentração de glicose para a frutose é o Corn Syrup (xarope de milho) que é usado na fabricação de refrigerantes, que contém apenas 55% de frutose. Mesmo que a frutose é baixa no índice glicêmico existem vários problemas associados ao consumo de frutose em concentrações tão altas como as encontrados no Agave Necar(90% Frutose) ou no Corn Syrup(55% Frutose):
     a- Estudos indicam que a Frutose interfere no metabolismo do cobre. Isso faz com que o colágeno e a              elastina sejam incapazes de serem formados. Eles são os grandes reponsáveis pela elasticidade e resistência dos músculos. (Klevay, Leslie, Acting Director of the U.S. Agriculture Department’s Human Nutrition Research Center, Grand Forks, N.D.)
     b- Uma outra pesquisas sugere que a frutose realmente promove a doença mais rapidamente do que a glicose. Isso ocorre porque a glicose é metabolizada por cada célula do corpo, e frutose deve ser metabolizado pelo fígado. Testes em animais mostram que o fígado de animais alimentados com grandes quantidades de frutose desenvolveram gordura e cirrose hepática no fígado. Isso é semelhante ao fígado de alcoólatras.( American Journal of Clinical Nutrition, November 2002 Vol. 76, No. 5, 911-922.)
     c- A frutose isolada não contém enzimas, vitaminas ou minerais e pode roubar do corpo estes nutrientes. (Appleton, Nancy Ph.D., Fructose is No Answer For a Sweetener)
     d- Frutose podem piorar as condições do diabético. Ela reduz a sensibilidade dos receptores de insulina. Receptores de insulina são a forma de que a glicose entra numa célula para ser metabolizada. Como resultado, o organismo necessita produzir mais insulina para receber a mesma quantidade de glucose (H. Hallfrisch, et al.,The Effects of Fructose on Blood Lipid Levels, American Journal of Clinical Nutrition, 37: 5, 1983, 740-748.)
     e- Se tem demonstrado que o consumo de frutose causa um aumento significativo do ácido úrico. Um aumento do ácido úrico pode ser um indicador de uma doênça do coração.( J. MacDonald, Anne Keyser, and Deborah Pacy, Some Effects, in Man, of Varying the Load of Glucose, Sucrose, Fructose, or Sorbitol on Various Metabolites in Blood,American Journal of Clinical Nutrition 31 (August 1978)): 1305-1311.)
     f- O consumo de frutose leva a perdas de minerais, especialmente de ferro, magnésio, cálcio e zinco. (A. E. Bergstra, A. G. Lemmens, and A. C. Beynens, Dietary Fructose vs. Glucose Stimulates Nephrocalcinogenesis in Female Rats, Journal of Nutrition 123, no. 7 (July 1993): 1320-1327.)
     g- A frutose pode causar envelhecimento precoce. Os cientistas descobriram, através de experiências com ratos, que os ratos que foram alimentados com frutose tiveram mais mudanças no colágeno da pele do que o grupo alimentado com glicose. (Roger B. Mc Donald, Influence of Dietary Sucrose on Biological Aging, American Journal of Clinical Nutrition 62 (suppl), (1995): 284s-293s.)
     h- A frutose pode engordar! É metabolizado pelo fígado e se converte em gordura mais facilmente que qualquer outro açúcar. A frutose também aumenta níveis de trigliceridios (gorduras no sangue) significativamente. (H. Hallfrisch, et al.,The Effects of Fructose on Blood Lipid Levels, American Journal of Clinical Nutrition, 37: 5, 1983, 740-748.)

5- O Agave Nectar foi considerado viciante, ou seja, você pode chegar ao ponto de usá-lo ao excesso (experiência própria)

Conclusão
Se queremos realmente aplicar em nossa vida o texto bíblico que diz: “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.” I Corintios 6:19 e 20, temos que deixar o açúcar de lado. Hoje, falei em grande parte sobre o Agave Nectar, mas no contexto entendemos que qualquer tipo de Frutose concentrada é prejudicial. O nosso corpo é uma máquina que precisa estar em harmonia com as leis naturais que Deus nos deu, aplicando isso na nossa vida devemos deixar os alimentos anti-naturais, é esse o objetivo do meu blog, ajudar, passo por passo, a todos terem uma vida mais saudável e como resultado disso uma vida espiritual mais saudável também.

NA PRÁTICA!
Sempre que ir ao mercado olhe os ingredientes dos sucos, refrigerantes, bolachas, tortas, ketchup, enfim, todos os produtos, hehe, verá qua a grande maioria contém algum tipo de açucar processado. Mais uma vez afirmo que devemos parar de usar esses tipos de produtos diariamente, ir eliminando-os até não sentirmos mais falta desses produtos.

Agradeço o pessoal que tem acompanhado o Blog, sei que estou em falta com o Blog e demoro para atualizar, dessa vez demorou 2 semanas e meia, mas prometo tomar mais tempo para ele e ter pelo menos uma atualização por semana.

No próximo post vou falar do adoçante que a Bíblia fala que é medicina para o corpo. Qual será que é? Aguarde....

12 comments:

Patricia said...

Fiquei bem surpresa com esses fatos sobre o Agave!!...temos que prestar atencao mesmo, pq muitas vezes comemos coisas que supostamente sao benéficas pra gente, mas nem fazemos ideia dos processos pelo qual o alimentou passou antes de chegar a nossa mesa!

Paty

Bianca Valentim said...

Fiquei surpresa tb! Bom saber...
Tenho uma pergunta, a frutose das frutas... essa não faz nenhum mal ao nosso corpo, né? O que vc diz do açucar das frutas...?
:)

Jonatas Hille said...
This comment has been removed by the author.
Jonatas Hille said...

Oi Bianca, a frutose das frutas não tem problema nenhum, Deus fez todas as frutas equilibradas com seus nutrientes no qual um nutriente balanceia o outro. Se retiram só o açucar de qualquer fruto os outros nutrientes deixam de existir e na maioria desses processo exige um alto aquecimento para a extração do açucar, esse super aquecimento torna o açúcar inflamatório podendo abaixar o sistema imunológico e então contrair gripes, resfriados, alergias e outras doenças. Por isso a importância de usarmos Whole Foods e não comida industrializada. E esse processo não é só feito com o Agave (por mais que vendam como RAW), mas também com o açucar de cana, o xarope de milho e outros. Espero que tenha ajudado. Fique com Deus

Bianca Valentim said...

Valeu pela resposta Jonatas!!!!
Com certeza Deus nunca que ia fazer algo que nao fosse perfeito, né?
Valeu mesmo!! :)

Anonymous said...

O que eu acei interessante nos seus comentários sobre o Agave (e perigoso) foi que eu encontrei uma página em inglês com exatamente o emsmo conteúdo que o seu (provavelmente de onde vc copiou e traduziu) só que sem as referência bibliográficas que vc colocou embaixo de cada um dos argumentos. O que foi isso??????

Anonymous said...

Eu já tinha lido algo não bom,acerca do Agave.E tinha um frasco no frigorífico,com que adocei o café,que tomei agora.estava tomando e procurando algo sobre o Agave,pois já li faz tempo e andei muito ocupada,tendo acabado por esquecer concretamente,o que lera!Pois é!!!!vai já para o lixo...Obrigada pela informação.Irei passando....
Alga

Anonymous said...

Acabei de descobrir o manjar dos deuses, o agaves, e já estava me preparando para comprar mais um frasco e eis que pesquisando sobre encontrei você.
Obrigado pela informação. Partindo dos pressupostos do agaves, as frutas secas vão no mesmo sentido?
Abraço
Luiz

Jonatas Hille said...

Olá, temos que ter cuidado com as frutas secas, pois muitas delas são adocicadas artificialmente. As que não são adocicadas artificialmente podem ser consumidas com cautela. A tâmara, por exemplo, é muito saborosa, mas é super calórica e é rica em seu açucar natural, para quem faz exercícios diariamente é uma excelente fonte de energia, para outros, é melhor ingerí-la com cautela.

Debora Bean said...

O ítem 4 foi o único onde você providenciou referências. Fico na dúvida quanto ao resto...
Principalmente quanto ao seguinte: "quando o Agave Nectar fermenta no nosso estômago ele literalmente se transforma em Tequila"
Gente, seguindo esta lógica o caldo de cana de açucar se transforma em cachaça no meu estomago! E o milho? Se transforma em moonshine! (bebida alcóolica feita do milho)
Gostei do post, mas me desculpe, isto aí eu achei meio ingênuo e bobo.

No mais, realmente, me inspirou a olhar este adoçante mais de perto. Parece que não é tão bom quanto achava.

Anonymous said...

Qual sua opinião sobre stévia?

Unknown said...

Gostei muito, foi importante para mim, obrigada.

Post a Comment